quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Os Religiosos de clausura

Ao ver uma freira ou um frade cuidando dos pobres e doentes, o povo percebe de imediato a utilidade de sua ação. Porém, em relação aos irmãos de clausura, o grande bem que fazem não é reconhecido tão facilmente. Muitos católicos não fazem a menor ideia do sentido dessa vocação, nem imaginam as numerosas graças que os contemplativos derramam sobre o mundo.
O que fazem os religiosos de clausura?
Os contemplativos dão um testemunho poderoso e silencioso, que só os anjos vêem.
Meditam sobre as coisas de Deus;oram em conjunto em diversas horas do dia, conforme a rotina da comunidade;trabalham na limpeza e manutenção do mosteiro;fazem penitência, conforme a disponibilidade de cada um;realizam trabalhos manuais para obter verbas e manter o mosteiro;estudam.
Perguntinha pra você: a sua mente está voltada para Deus em todas as suas atividades, e você reza tanto quanto gostaria? Pratica atos de mortificação (renúncias, sacrifícios) com freqüência?
Pois é…
Os irmãos e irmãs de clausura nos compensam naquilo que falta a muitos de nós: oração e penitência. Eles adoram, meditam, se penitenciam e oram para sustentar aqueles que estão no mundo. A solidão permite uma vida de oração mais intensa, que é fonte de graças e santidade para toda a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário